Os Juros do Cheque Especial e do Cartão de Crédito - 300 a 500% ao ano!

sábado, 4 de março de 2017

Os Juros do Cheque Especial e do Cartão de Crédito - 300 a 500% ao ano!


É sabido que os juros do Cheque Especial e do Cartão de Crédito são bem altos, mas temos mesmo ideia de quanto?

 

A tabela abaixo foi montada com dados obtidos no sítio do Banco Central, referentes aos Juros do Cartão de Crédito Rotativo - Pessoa Física, para o período de 09.02.17 a 15.02.17 e aos Juros do Cheque Especial, nos mesmos moldes, cobrados pelas instituições Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.  

 

Foi incluído nas duas últimas linhas da tabela o fictício Banco Média, com as médias simples dos juros cobrados pelos bancos supracitados nas modalidades de empréstimo Cartão de Crédito e Cheque Especial.  Será com as taxas desse banco que faremos as simulações.

 

 
juros cheque especial cartao de credito itau banco do brasil bradesco

 

Em não havendo maneira de se quitar uma dívida contraída no cheque especial ou no cartão, uma possibilidade de se minimizar o estrago seria a troca por uma dívida mais barata como crédito consignado, adiantamento da restituição do IR, adiantamento do 13o. salário, ou mesmo crédito pessoal.

 

O Banco Central  disponibiliza uma calculadora que compara o custo de se pagar uma dívida de cartão com outras formas de empréstimo.  

 

Para realizar o cálculo, é preciso inserir o valor da dívida, o custo efetivo total mensal ou anual, e a parcela mensal de pagamento. Ao simular uma dívida de 10 mil reais, com CET a.a. de 488,89% de acordo com o Banco Média, e um pagamento mensal de R$ 1500,00

 

calculadora juros cartão de crédito

 

Os valores obtidos e a plotagem do gráfico denotam bem o quanto é desvantajoso seguir com dívida no cartão:

juros de em[préstimos bancários

 

Pela comparação de valor total pago, nota-se que o Crédito Consignado chega a ser 60% mais barato enquanto o Crédito Pessoal sai por quase metade da dívida do Cartão.  Até mesmo o Cheque Especial, mesmo com taxas caríssimas, ainda leva bastante vantagem em relação ao Crédito pelo Cartão.

Deste modo, fica muito claro, que a desvantagem em assumir dívida pelo cheque especial e pelo cartão de crédito é diretamente proporcional a facilidade com que os bancos disponibilizam tais empréstimos aos incautos.

Se conseguissemos investir mil reais por 60 meses a taxa do cartão de crédito de 15,65% ao mês, ao fim dos 5 anos teríamos mais de seis milhões de reais.

A título de comparação, realizando o mesmo investimento a uma taxa de 1% a.m., chegaríamos somente a mil e oitocentos reais !


Posts relacionados:

Mudando de banco, portabilidade bancária
Fugindo das taxas dos bancos
Novos cartões de crédito sem anuidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário