Rentabilidade de até 26% ao ano. Onde ?

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Rentabilidade de até 26% ao ano. Onde ?

Peer-to-peer (P2P) lending ou empréstimo ponto-a-ponto consiste no empréstimo coletivo a pessoas ou empresas por meio de uma plataforma de serviços online.  

 

Essa plataforma de serviço online liga quem quer investir com ganhos maiores aos da renda fixa àqueles que desejam empréstimos com juros menores aos cobrados pelos bancos tradicionais.


No exterior, esse modelo existe há mais de 10 anos.  O Lending Club (Clube do Empréstimo), fundado em 2007, é a maior plataforma de empréstimo P2P do mundo, com mais de 20 bilhões de dólares em empréstimos realizados (veja essa reportagem da Forbes).  

A plataforma Prosper, lançada em 2006, já atendeu a mais de 2 milhões de clientes, financiando mais de 6 bilhões de dólares.

Em 2014, um grupo de ex-funcionários da Google criou a Upstart, que já intermediou mais de 300 milhões de dólares em empréstimos.

No país, as empresas que operam essa plataforma tecnológica trabalham em conjunto com uma instituição financeira parceira, a qual realiza as operações de investimento e crédito, obedecendo, assim, a legislação vigente.  

Vamos falar mais sobre duas destas empresas, a Biva e a Nexoos.


plataforma de empréstimo coletivo biva


A Biva, como toda plataforma de empréstimo coletivo, lida com dois grupos, os tomadores de empréstimo e os investidores, buscando oferecer vantagens para os dois lados:

Com relação aos tomadores de empréstimo, temos: 
  • Empréstimos de até 500 mil reais dentro de 30 dias para micro, pequenas e médias empresas;
  • Juros de 1,7 a 6,3%;
  • Processo 100% online sem a exigência de garantias. 

Para os investidores, a plataforma oferece:
  • rentabilidade superior a da renda fixa para investimentos a partir de 5 mil reais;
  • rentabilidade anualizada de até 210% do CDI;
  • pagamentos mensais.

A Biva não é uma instituição financeira.  O que ela faz basicamente é obter investidores e tomadores de empréstimo por meio de sua plataforma tecnológica online, com muito pouca burocracia e custos reduzidos de operação, além da fazer a análise de crédito. 

Rememorando, as operações de crédito e empréstimo ficam a cargo da instituição financeira parceira.

A Biva é remunerada pela instituição parceira na realização do empréstimo.  

Qual o risco ?  O não pagamento por parte do tomador do empréstimo.

Como a Biva procura reduzir esse risco ?   Realizando uma análise de crédito criteriosa e relacionando os empréstimos a um conjunto de devedores.  Ou seja, o investidor, em uma aplicação, está emprestando a um grupo de empresas, e não a uma única companhia.  Assim, no caso de uma se tornar inadimplente, o impacto será menor.


empréstimo ponta-a-ponta Nexoos

A Nexoos, em operação no Brasil desde 2016, recebe investimentos da seguradora Porto Seguro e já financiou mais de 4 milhões de reais em empréstimos.  

Para as empresas que desejam empréstimo:
  • As taxas de juros vão de 1,6 a 2,25% ao mês;
  • Não é preciso apresentar garantias.

Para os investidores:
  • Rentabilidade entre 18 e 26% ao ano;
  • Escolha da empresa a se investir;
  • Processo 100% online.

A Nexoos também não é uma instituição financeira, possuindo também uma instituição financeira parceira.

A plataforma também busca minimizar o risco da inadimplência por meio de seu processo de análise de crédito, que visa a selecionar empresas com maior capacidade de pagamento de suas dívidas.


Nos sítios da Biva e da Nexoos são apresentados gráficos comparativos de rentabilidades entre os investimentos nas plataformas e em aplicações de renda fixa:

 

 

As rentabilidades são atraentes, trazendo consigo mais risco. O investimento possui alto grau de risco.  O Fundo Garantidor de Crédito cobre somente a insolvência da instituição financeira parceira, até o limite de 250 mil reais.

Se os devedores não honrarem suas dívidas, o investidor fica sem receber, simples assim.

Quanto mais opções para diversificação de investimentos melhor, quanto mais opções em relação a investimentos em bancos que cobram bem mas pagam mal, melhor também. 

Importante é entender muito bem o investimento, não esquecendo que, quase sempre, mais rentabilidade é sinônimo de mais risco. 


Resumo da Ópera:
  • Empréstimo ponto-a-ponto oferece boa rentabilidade com mais risco.
  • Empréstimo ponto-a-ponto não é uma ficção.
  • Oportunidade de melhoria: dar mais garantias para o lado do investidor

Obs.:  O conceito peer-to-peer deriva da área de tecnologia significando "... uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central."  (fonte:wikipidia)


Leia também:

Montando uma reserva de emergência
Montando uma Carteira de Investimentos 
Simulando a rentabilidade do Tesouro Direto
Investindo no Tesouro Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário