Nove mentiras e uma verdade da Renda Fixa - Gabarito

sábado, 13 de maio de 2017

Nove mentiras e uma verdade da Renda Fixa - Gabarito

Gabarito do Post Nove mentiras e uma verdade da Renda Fixa



Post do desafio Nove mentiras e uma verdade da Renda Fixa aqui


Renda Fixa correção



Gabarito



  1. Você está seguro ao investir em 250 mil reais em um CDB porque o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) irá cobrir o aporte inicial e seu rendimento.


FALSO: O FGC cobre no total 250 mil reais, somando os aportes e rendimentos.


  1. A poupança é menos rentável que o Tesouro Direto, porém ela é mais segura, o que justifica o volume de dinheiro depositado nela no país. Veja aqui a comparação dos investimentos Poupança, TD e CDB.


FALSO: A poupança é menos rentável que o Tesouro Direto e menos segura.  


  1. É possível o IOF morder 98% do rendimento de uma aplicação no Tesouro Direto.


FALSO: O IOF morde no máximo 96% do rendimento de uma aplicação.


  1. Investimentos podem ser vistos como empréstimos ao governo, aos bancos, às financeiras e às empresas. Sendo que os dois últimos são os mais arriscados, por não possuírem garantia nem do governo nem do FGC.


FALSO: As letras de câmbio ("empréstimos às financeiras") são cobertas pelo FGC.


  1. Uma vez comprados títulos do Tesouro Direto por meio de um grande banco, como o Itaú, Bradesco ou Banco do Brasil, os mesmos não podem ser passados para uma corretora. É preciso vender os títulos para depois recomprá-los via corretora. Daí a importância de se iniciar os investimentos no Tesouro Direto em corretoras que não cobram taxas em Renda Fixa.


FALSO: É possível a qualquer tempo fazer a portabilidade dos títulos, ou seja, passá-los de um lugar para outro.


  1. Um CDB pré-fixado se valoriza quando acontece uma alta dos juros após a sua compra, uma vez que são os juros altos os maiores responsáveis pela valorização das aplicações em renda fixa.


FALSO: Um CDB pré-fixado se valoriza mais quando os juros caem mais que o previsto.


  1. Dos 9 tipos de tesouro direto à venda hoje, 8 podem ter rendimento negativo a qualquer tempo antes do vencimento devido a chamada marcação a mercado.


VERDADEIRO: O Tesouro Selic é o único que não está sujeito a chamada marcação a mercado, ele sempre se valoriza.


  1. O IPCA e o IGPM são índices que medem a inflação, sendo que o primeiro, anual, é gerado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o segundo, mensal, é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  É essa diferença de periodicidade de medição que justifica a coexistência de ambos os índices.


FALSO: O Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo e (IPCA) e o Índice Geral de Preços - Mercado tem periodicidade mensal.  O primeiro mede a infla,cão oficial do país e o segundo é muito utilizado no reajuste de contratos


  1. Em se tratando de debêntures, o agente fiduciário é o representante da empresa emissora junto aos debenturistas, cuidando dos interesses desta.  Sua presença é obrigatória quando das emissões públicas.


Falso: O agente fiduciário representa o interesse dos investidores da debênture junto à companhia emissora. Mais sobre debêntures aqui.


  1. Nenhuma das alternativas acima é verdadeira.


Falso: A alternativa 7 é verdadeira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário