Nove mentiras e uma verdade - Renda Fixa

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Nove mentiras e uma verdade - Renda Fixa

Nove mentiras e uma verdade sobre investir em Renda Fixa.



Renda fixa, verdades, mentiras, TD, CDB, FGC


  1. Você está seguro ao investir em 250 mil reais em um CDB porque o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) irá cobrir o aporte inicial e seu rendimento.
  2. A poupança é menos rentável que o Tesouro Direto, porém ela é mais segura, o que justifica o volume de dinheiro depositado nela no país. Veja aqui a comparação dos investimentos Poupança, TD e CDB.
  3. É possível o IOF morder 98% do rendimento de uma aplicação no Tesouro Direto.
  4. Investimentos podem ser vistos como empréstimos ao governo, aos bancos, às financeiras e às empresas. Sendo que os dois últimos são os mais arriscados, por não possuírem garantia nem do governo nem do FGC.
  5. Uma vez comprados títulos do Tesouro Direto por meio de um grande banco, como o Itaú, Bradesco ou Banco do Brasil, os mesmos não podem ser passados para uma corretora. É preciso vender os títulos para depois recomprá-los via corretora. Daí a importância de se iniciar os investimentos no Tesouro Direto em corretoras que não cobram taxas em Renda Fixa.
  6. Um CDB pré-fixado se valoriza quando acontece uma alta dos juros após a sua compra, uma vez que são os juros altos os maiores responsáveis pela valorização das aplicações em renda fixa.
  7. Dos 9 tipos de tesouro direto à venda hoje, 8 podem ter rendimento negativo a qualquer tempo antes do vencimento devido a chamada marcação a mercado.
  8. O IPCA e o IGPM são índices que medem a inflação, sendo que o primeiro, anual, é gerado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o segundo, mensal, é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  É essa diferença de periodicidade de medição que justifica a coexistência de ambos os índices.
  9. Em se tratando de debêntures, o agente fiduciário é o representante da empresa emissora junto aos debenturistas, cuidando dos interesses desta.  Sua presença é obrigatória quando das emissões públicas.
  10. Nenhuma das alternativas acima é verdadeira.
  11.  
      GABARITO

     
     Leia também:
    13 reasons why - Perdi dinheiro no Tesouro Direto  
    Nubank e o desconto à vista 
    Debêntures, o que são e como investir 
    Buscadores de Investimento Yubb e Renda Fixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário