Desbancarização é o processo de libertar o investidor para além das aplicações financeiras disponíveis nos grandes bancos. É ter produtos e serviços mais vantajosos à disposição. Soluções mais completas e personalizadas.
Nessa esteira da desbancarização é que vemos surgir as fintechs, empresas atuando no mercado financeiro com uso intensivo de tecnologia da informação, e as suas soluções mais interessantes. Temos fintechs oferecendo cartões de crédito sem anuidade, como é o caso do Nubank, de empréstimos ponto-a-ponto (p2p lending), como a Nexoos e a Biva, ou ainda disponibilizando investimentos automatizados (por ex. Vérios e Magnetis).
Vivemos tempos em que corretoras, como a XP, Easynvest, Clear ou Rico, oferecem melhores produtos e melhores taxas que os grandes bancos. Cenário montado para os buscadores de investimentos brilharem: o yubb e o renda fixa, espécies de trivago e booking.com do mercado financeiro, popularizam os investimentos, dando mais transparência e visibilidade das aplicações financeiras aos pequenos e potenciais investidores.
E por aí vai, a lista é extensa, já passam de duzentas fintechs, em diferentes estágios de maturação, atuando no mercado brasileiro.
Esse processo de desbancarização, de se oferecer melhores soluções para o investidor, é irreversível. Mas os grandes bancos não ficarão para trás:
- Bradesco e BB lançaram o cartão de crédito sem anuidade Digio para competir com o Nubank,
- Itaú mordeu quase metade da XP, até então a corretora que mais fazia uso da palavra desbancarização.
- Bradesco recém lançou o Banco 100% digital Next.
- Itaú tem o seu centro de empreendorismo Cubo, dentre outras tantas iniciativas dos nossos bancões, intimados a se mexer e entrar na dança. Ninguém vai largar o osso fácil.
Ainda assim, o poderio dos principais bancos do país segue muito, muito grande. Um exemplo é o Ranking das Instituições Financeiras do Tesouro Direto por Número de Transações de Investimento (abril de 2017). Tal lista está disponível no sítio do Tesouro Direto.
Ranking Maiores Investidores no TD
- Easynvest
- Rico CTVM
- XP Investimentos
- Itaú
- BB Banco de Investimento
- Caixa Econômica Federal
- Bradesco
- Clear CTVM
- Santander CCVM
- Ágora CTCM
Sobre o ranking:
A XP comprou a Clear em 2014 e a Rico em 2016. Um peixe maior apareceu: o Itaú adquiriu 49,9% da XP por 6,3bi de reais, com o compromisso de adquirir mais 12,5% da companhia em 2020. Ou seja, em três anos, as posições 2, 3, 4 e 8 terão um único dono. O Bradesco comprou a Ágora em 2008, e ensinou ao Itaú tudo o que este último não deve fazer com a XP. Posições 7 e 10 com o nosso bancão BRA. Com o BB, Caixa e Santander respondendo pelas posições 5, 6 e 9, sobra a Easynvest, nesse playground dos bancões.
Consultando outra lista do Tesouro Direto, a das instituições financeiras habilitadas, temos as taxas cobradas por instituição (dados de 01.06.2017), das quais destacamos:
- BB: 0,50%
- Itaú: 0,50%
- Santander:0,40%
- Caixa: 0,40%
- Bradesco: 0,50%
Ou seja, muitas pessoas aplicam no Tesouro Direto por meio de grandes bancos, pagando taxas as quais poderiam não estar pagando, haja vista que muitas corretoras não cobram (como a Easynvest, por exemplo). Até mesmo os desavisados que iniciaram suas aplicações no TD por meio desses bancos, poderiam realizar o procedimento de portabilidade da custódia dos títulos, sem precisar resgatá-los num processo rápido, fácil e indolor.
Enfim, os grandes bancos, mesmo sendo ruins e caros, ainda conseguem se manter intermediando investimentos de forma a desafiar a racionalidade, seja por inércia, seja por desconhecimento do investidor médio.
Agora voltando às startups fintechs, o futuro talvez não seja necessariamente o do embate contra os grandes e tradicionais bancos: As startups tem ideias e precisam de dinheiro, os bancos tem dinheiro e precisam de ideias. Desse "casamento" de ativos, diversos desdobramentos podem surgir.
Programa de Pontos Nubank em fase final de testes, veja se vale a pena
Nubank ou Digio, o duelo dos cartões sem assinatura
Nubank e o desconto à vista
Debêntures, o que são e como investir
Como abrir uma conta digital Intermedium
Tesouro Direto e as taxas do BB, Itaú e Bradesco
Interessante. Temos q ficar atentos a essas aquisições feitas pelos bancões
ResponderExcluirInteressante. Temos q ficar atentos a essas aquisições feitas pelos bancões
ResponderExcluir